sábado, 13 de fevereiro de 2010

Rosacrucianismo - Heindel - 02


A REGIÃO ETÉRICA DO MUNDO FÍSICO

A melhor forma de conhecer os segredos da natureza é o investigador aperfeiçoar-se a si mesmo. O homem tem em si faculdades que eliminam a distância, e em grau muito maior do que os mais potentes telescópios e microscópios podem consegui-lo em comparação com o olho nu. Para o clarividente exercitado o éter é tão tangível como os sólidos, os líquidos e os gases da Região Química o são para o homem comum. Ele vê as forças vitais - que dão vida às formas minerais, vegetais, animais e humanas - fluindo nestas formas por meio de quatro estados de éter:

ÉTER QUÍMICO
Este éter é simultaneamente positivo e negativo em suas manifestações.
As forças que produzem a assimilação e a excreção agem por seu intermédio.
A assimilação ocorre pela ação de forças que agem pelo pólo positivo do Éter Químico, atraindo os elementos necessários e modelando-os em formas apropriadas, de modo seletivo (muito conhecido dos cientistas por seus efeitos), realizando assim o seu propósito, que é o crescimento e a manutenção do corpo.
A excreção é efetuada por forças da mesma espécie, mas atuantes pelo pólo negativo do Éter Químico. São expelidos do corpo os materiais que, contidos no alimento, são impróprios para o seu uso ou que, tendo prestado toda a utilidade ao organismo, devem ser eliminados do sistema.

ÉTER DE VIDA
É o meio pelo qual atuam as forças de propagação, cujo objetivo é a manutenção das espécies. Tem também seus pólos positivo e negativo.
As forças que trabalham pelo pólo positivo são aquelas que atuam na fêmea durante o período de gestação, capacitando-a para o trabalho ativo e positivo de formação de um novo ser.
As forças que trabalham pelo pólo negativo do Éter de Vida dão ao macho a capacidade de produzir o sêmen.
As forças que atuam pelo pólo positivo do Éter de Vida produzem seres do sexo masculino, enquanto que as forças que se expressam pelo pólo negativo geram fêmeas.

ÉTER DE LUZ
É também positivo e negativo.
As forças que atuam pelo seu pólo positivo são as que geram o calor do sangue nos animais superiores e no homem, convertendo-os em fontes individuais de calor.
As forças que atuam pelo seu pólo negativo operam através dos sentidos, manifestando-se como funções passivas de visão, audição, tato, olfato e paladar. São também as que constróem e nutrem os olhos.
Nos animais de sangue frio, o pólo positivo do Éter de Luz é o veículo das forças que fazem circular o sangue. Quanto às forças negativas, estas atuam do mesmo modo que nos animais superiores ou no homem com relação aos olhos. Onde estes não existem, as forças que trabalham pelo pólo negativo do Éter de Luz possivelmente constróem e nutrem outros órgãos sensoriais conforme o fazem em tudo o que possui tais órgãos.
Nas plantas, as forças que atuam pelo pólo positivo deste Éter produzem a circulação da seiva. As forças que atuam pelo pólo negativo do Éter de Luz formam a clorofila - a substância verde das plantas - e também cobrem as flores.

ÉTER REFLETOR
Todo acontecimento deixa depois de si sua imagem indelével no Éter Refletor. Os pensamentos e atos de todos os homens são gravados indelevelmente pela Natureza neste Éter Refletor, onde o vidente treinado pode ler a história de cada um com exatidão proporcional à sua habilidade. Por mais de uma razão o Éter Refletor é assim denominado, pois as imagens nele encontradas são apenas reflexos da Memória da Natureza.
A verdadeira Memória da Natureza encontra-se em reino muito mais elevado. Nenhum clarividente muito desenvolvido preocupa-se em ler esse éter, que apresenta imagens nebulosas e vagas comparadas com as do reino superior. Neste Éter Refletor lêem os que não têm escolha, os que na realidade não sabem em que estão lendo. Como de regra, os psicômetras e os médiuns obtêm suas informações neste éter. Até certo ponto o estudante das escolas ocultistas, nos primeiros estágios do seu desenvolvimento, também investiga neste Éter Refletor, mas é prevenido pelo Instrutor da insuficiência do mesmo como meio de adquirir informações corretas, o que evita que ele venha a tirar conclusões erradas.
Este éter é também o meio pelo qual o pensamento impressiona o cérebro humano. Está intimamente relacionado com a quarta subdivisão do Mundo do Pensamento, a mais elevada das quatro subdivisões contidas na Região do Pensamento Concreto - a pátria da mente humana. Ali se encontra uma versão muito mais clara da Memória da Natureza do que no Éter Refletor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos livres em nossos pensamentos, opiniões, convicções. Seja bem-vindo! --- Obs.: tendo recebido comentários ofensivos sob o véu do anonimato, vi-me obrigado a não permitir mais mensagens sem identificação. Peço a compreensão dos amigos que aqui já postaram como anônimos antes, mas, infelizmente, nem todos têm senso de urbanidade e cidadania.