sábado, 7 de julho de 2012

Sentimento de culpa...

O dito "sentimento de culpa" é o fundamento de tudo o que o Espírito amolda para si mesmo como karma doloroso a ser resgatado. O ser humano, tão logo se conscientize de ter feito algo em prejuízo de outra pessoa, condói-se e não se liberta da sensação ruim senão quando, de alguma forma, faz a catarse desse sentimento de dor. Ao invés de deixar a oferenda e primeiro buscar a reconciliação, como ensinou o Avatar de Peixes, a maioria prefere ofertar a si próprio em sacrifício, optando por experiências de dor que, desde que bem suportadas, posteriormente o libertarão do veneno da culpa.



Cultivou-se todo um sistema moral em cima das expiações pelos erros, ao invés de cultivar-se o senso de dever e reconciliação que o Mestre ensinou. Tanto pior, a imagem do assassínio e tortura foram erigidos a dogmas de fé ---  Já abordamos isso por aqui.

  • Uma ação para a reconciliação, por menor que seja, vale mais do que uma vida inteira de abnegação improdutiva.
Sempre que a culpa incomodar alguém, muito melhor que se ponha na correção necessária o mais breve possível, abandonando os falsos atalhos e auto-corrupções de justificativas cerebrinas..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos livres em nossos pensamentos, opiniões, convicções. Seja bem-vindo! --- Obs.: tendo recebido comentários ofensivos sob o véu do anonimato, vi-me obrigado a não permitir mais mensagens sem identificação. Peço a compreensão dos amigos que aqui já postaram como anônimos antes, mas, infelizmente, nem todos têm senso de urbanidade e cidadania.