segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mônada

O brilho a mais que faz da mônada celeste a geradora de consciências individualizadas e destinadas a conhecer é um ímpeto que faz delas assim porque é da Vontade de Deus que assim venham ao Universo os Seres Cósmicos. Um Anjo é um ser que realiza a Vontade de Deus mas não participe da criação. Elohim realizam a vontade de Deus estruturando a criação, mas não a concebem. Um Ser Cósmico é um ser individualizado e consciente no sentido de realizar a Vontade de Deus à comunhão de sua própria vontade e, nos limites do que possa (de acordo com seu grau de evolução), usando a sua liberdade de ação para executar como melhor lhe pareça.

Não tenha dúvida! O homem, mesmo hoje, já participa da criação. Como o faz? Explica-nos o rosacrucianismo de Heindel. O homem atua diretamente e de acordo com sua vontade e possibilidades no plano físico. O homem toma do minério e o transforma em metais trabalhados. O homem toma dos rios e os condiciona no aproveitamento de sua força e na irrigação. O homem lascou pedras para obter lâminas e, com elas, preparar instrumentos, roupas etc. O homem, mais recentemente, vem condicionando atração e repulsão de partículas nos complexos circuitos da eletrônica contemporânea.

Claro que obedece a matrizes vindas dos planos mais elevados. Mas o faz por si, com suas possibilidades, com sua absorção de conhecimento. Diferente dos Elohim, o homem aprende progressivamente e não tem fim a sua ascensão em aprendizaddo e realização. Não estrutura o comando de Deus nos estritos limites do que "deva" ser feito; faz consoante a inspiração superior mas o faz sob a sua concepção, com todas as limitações que daí advêm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos livres em nossos pensamentos, opiniões, convicções. Seja bem-vindo! --- Obs.: tendo recebido comentários ofensivos sob o véu do anonimato, vi-me obrigado a não permitir mais mensagens sem identificação. Peço a compreensão dos amigos que aqui já postaram como anônimos antes, mas, infelizmente, nem todos têm senso de urbanidade e cidadania.