Aviso

USE O LINK ACIMA PARA CONTATO SOBRE EVENTUAIS ENFRENTAMENTOS DE FASES NEGATIVAS, TROCA DE EXPERIÊNCIAS, BUSCA DE REEQUILÍBRIO.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Princípio Inteligente - Evolução

São inúmeras as referências em vários sites acerca da incompatibilidade entre o que a Doutrina Espírita expõe e a Evolução. Mas não há incompatibilidade alguma:

  • O PI progride e, desde que atinja determinado nível de conquistas, passa pela humanização.
  • O PI é, como o nome diz, um Princípio.
  • O Princípio engendra diversas formas de vida, ambientando-se em miríades de manifestações.
  • Não existe o PI humano, o que seria uma impropriedade em todos os sentidos. Um Princípio é um Princípio, não tem individualidade. 
  • Mas a forma de vida engendrada tem que progredir para que possa sofrer o influxo, cada vez mais abrangente, do mesmíssimo Princípio Inteligente.
  • Assim, como o homem não surgiu num piscar de olhos, só mesmo entendendo que a forma de vida que vinha progredindo anteriormente pôde atingir a individualidade plena e consciência de si mesmo.
  • Não há como entender que a forma de vida atinge a possibilidade de humanizar-se senão tendo avançado até os preâmbulos dessa fase --- daí existirem os antropóides.
  • Ocorre que a forma de vida que chamamos de antropóide, embalada pelo mesmo Princípio Inteligente, só chegou ao preâmbulo da humanização porque adveio de uma forma de vida menos avançada mas suficiente a um influxo mais complexo do PI, suficiente a ponto de tornar-se antropóide.

Bem, se continuarmos essa via reversa, do homem ao antropóide, do antropóide ao seu antecessor, e assim por diante, não vejo como imaginar que não há uma forma de vida fundamental.
PI é Princípio Inteligente

Um princípio emanado do Criador é uma potência, um potencial, um vir-a-ser impulsionado pela Vontade, pelo Pensamento que sustenta em seu seio o Universo. O que progride é o ser que, engendrado na matéria, ganha progressivamente mais e mais condições de sofrer o influxo do Princípio Inteligente.Um bonobo não tem "um PI" que se reencarna em seu progresso. O que reencarna é aquilo que os Espíritos afirmaram ser "por assim dizer" algo como uma alma. Os seres progridem forjando estruturas progressivamente mais complexas para a manifestação do PI, estruturas que passam a sofrer influxo cada vez mais intenso. O PI continua ampliando o desenvolvimento do próprio homem, mesmo após a conquista da consciência contínua e livre arbítrio, após a humanização.Afinal, é um Princípio Inteligente --- ou seja, o potencial emanado do Criador para a realização de sua Obra através dos seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos livres em nossos pensamentos, opiniões, convicções. Seja bem-vindo! --- Obs.: tendo recebido comentários ofensivos sob o véu do anonimato, vi-me obrigado a não permitir mais mensagens sem identificação. Peço a compreensão dos amigos que aqui já postaram como anônimos antes, mas, infelizmente, nem todos têm senso de urbanidade e cidadania.