sábado, 13 de fevereiro de 2010

Rosacrucianismo - Heindel - 04



O MUNDO DO PENSAMENTO

O Mundo do Pensamento também se compõe de sete Regiões de diversas qualidades e densidades e, à semelhança do Mundo Físico, o Mundo do Pensamento é dividido em duas principais divisões - a Região do Pensamento Concreto, que compreende as quatro regiões mais densas, e a Região do Pensamento Abstrato, que compreende as três regiões de substâncias mais sutis.

O Mundo do Pensamento é o mundo central dos cinco mundos onde o homem obtém seus veículos. Aqui se unem espírito e corpo.

Sabemos que:
• os materiais da Região Química são empregados para construir todas as formas físicas;
• a estas formas são dadas vida e o poder de movimento pelas forças que atuam na Região Etérica;
• algumas dessas formas viventes são impelidas à ação pelos sentimentos gêmeos do Mundo do Desejo;

POIS BEM:
• a Região do Pensamento Concreto proporciona a matéria mental em que se envolvem as idéias geradas na Região do Pensamento Abstrato.
Manifestando-se como pensamentos formas, atuam como reguladores e equilibradores dos impulsos originados no Mundo do Desejo pelos impactos recebidos do Mundo dos fenômenos.

REGIÃO CONTINENTAL
Os arquétipos das formas físicas - não importa a qual reino pertençam - encontram-se na subdivisão mais inferior: "Região Continental".
Nesta Região Continental estão também os arquétipos dos continentes e das ilhas do mundo, os quais são moldados de acordo com esses arquétipos. As modificações da crosta terrestre devem produzir-se primeiramente na Região Continental. Enquanto o arquétipo-modelo não for modificado, as Inteligências, que para encobrir a nossa ignorância, denominamos "Leis da Natureza", não podem produzir as condições físicas que alteram a conformação da Terra e que são determinadas pelas Hierarquias que dirigem a evolução. Estas planejam as mudanças como o arquiteto projeta as alterações num edifício, antes que os operários lhe dêem expressão concreta. Da mesma forma efetuam-se mudanças na flora e na fauna, devido às metamorfoses dos respectivos arquétipos. Quando falamos dos arquétipos, tenhamos que são arquétipos criadores, isto é, modelam as formas do Mundo Físico à sua própria semelhança ou semelhanças, porque freqüentemente muitos trabalham em conjunto para produzir uma certa espécie, cada arquétipo dando de si mesmo a parte necessária para a construção da forma requerida.

REGIÃO OCEÂNICA
A segunda subdivisão da Região do Pensamento Concreto denomina-se "Região Oceânica". Poderia ser melhor descrita como vitalidade fluente e pulsante. Todas as Forças que atuam pelos quatro éteres que constituem a Região Etérica são vistas aqui como arquétipos. E uma corrente de vida que flui através de todas as formas, assim como o sangue circula pelo corpo - a mesma vida em todas as formas.

REGIÃO AÉREA
A "Região Aérea" é a terceira divisão da Região do Pensamento Concreto. Aqui encontramos os arquétipos dos desejos, das paixões, dos sentimentos e das emoções, tais como os que experimentamos no Mundo do Desejo. Aqui todas as atividades do Mundo do Desejo parecem condições atmosféricas. Os sentimentos de prazer e de alegria chegam aos sentidos do clarividente como o beijo das brisas estivais. As aspirações da alma assemelham-se à canção do vento na ramaria do arvoredo, e as paixões das nações em guerra aos lampejos dos relâmpagos. Nesta atmosfera da Região do Pensamento Concreto encontram-se também as imagens das emoções do homem e dos animais.

REGIÃO DAS FORÇAS ARQUETÍPICAS
A "Região das Forças Arquetípicas" é a quarta divisão da Região do Pensamento Concreto. É a Região Central e a mais importante dos cinco mundos onde se efetua a evolução total do homem. De um lado desta Região estão as três regiões superiores do Mundo do Pensamento, mais o Mundo do Espírito de Vida e o Mundo do Espírito Divino. No lado oposto dessa Região de Forças Arquetípicas estão as três regiões inferiores do Mundo do Pensamento, mais o Mundo do Desejo e o Mundo Físico. Portanto esta região torna-se uma espécie de "cruz", limitada de um lado pelos Reinos do Espírito e do outro pelos Mundos da Forma. E o ponto focal por onde o Espírito se reflete na matéria.
Desta Região é que o espírito trabalha na matéria de maneira formativa.
A quinta Região que é a mais próxima do ponto focal pelo lado do Espírito, reflete-se na terceira Região, a mais próxima do ponto focal pelo lado da Forma. A sexta Região reflete-se na segunda, e a sétima na primeira.
Toda a Região do Pensamento Abstrato é refletida no Mundo do Desejo; o Mundo do Espírito de Vida na Região Etérica do Mundo Físico e o Mundo do Espírito Divino na Região Química do Mundo Físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos livres em nossos pensamentos, opiniões, convicções. Seja bem-vindo! --- Obs.: tendo recebido comentários ofensivos sob o véu do anonimato, vi-me obrigado a não permitir mais mensagens sem identificação. Peço a compreensão dos amigos que aqui já postaram como anônimos antes, mas, infelizmente, nem todos têm senso de urbanidade e cidadania.