quarta-feira, 1 de junho de 2011

TERMINOLOGIA ESOTÉRICA - II

2.3.   CORPO ASTRAL –  É o Corpo Espiritual, o Perispírito (Espiritismo), o Psicossoma (Espiritismo / Conscienciologia), o Manomayakosha (Índia). É o veículo de manifestação da consciência no qual se ambientam os fenômenos emocionais. Ganha a designação corpo dos desejos no rosacrucianismo de Heindel.
2.4.   CORPO MENTAL / CORPO CAUSAL – É o veículo de manifestação da mente – o mentalsoma. Usando a conceituação de Heindel, o corpo mental é o corpo em que se manifesta o ser no Mundo do Pensamento Concreto. Fazendo uma integração com a Teosofia, o corpo causal é o veículo de manifestação no Mundo do Pensamento Abstrato. No mesmo contexto, a Teosofia fala em Manas inferior e Manas superior – Manas inferior é a individualidade, a personalidade que se reconhece, é o agente do livre-arbítrio. O corpo causal ambienta-se no mental superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos livres em nossos pensamentos, opiniões, convicções. Seja bem-vindo! --- Obs.: tendo recebido comentários ofensivos sob o véu do anonimato, vi-me obrigado a não permitir mais mensagens sem identificação. Peço a compreensão dos amigos que aqui já postaram como anônimos antes, mas, infelizmente, nem todos têm senso de urbanidade e cidadania.